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código de
conduta

Outubro de 2012, revisão 03

1.INTRODUÇÃO

Este Código de Conduta visa estabelecer princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas de todos os integrantes da DEVICE, independentemente de suas posições e responsabilidades.
Explica a postura profissional e social condizente com a visão, a missão, o negócio e a cultura da DEVICE. A empresa tem internalizado a CULTURA da SIMPLIFICAÇÃO, seja nas Soluções de Engenharia, nos processos bem definidos e/ou inovadores, quanto nas atitudes pessoais e profissionais.
Aplicam-se a todos integrantes, fornecedores, clientes, entidades e organismos legitimamente interessados nas atividades da DEVICE.

2.MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO: Entregar soluções de engenharia industrial adequadas às necessidades do mercado.

VISÃO: Ser referência em soluções de engenharia industrial.

VALORES: Cliente, Competência, Confiabilidade e Credibilidade

Neste código de conduta esses valores fundamentais são a base sólida para o sucesso dos negócios.

3. TRABALHO

Estamos comprometidos em defender os direitos humanos dos trabalhadores e em tratá-los com dignidade e respeito como entendido pela nossa comunidade
As normas do trabalho são:

3.1. Liberdade de escolha de emprego
Não é permitida mão de obra oriunda de trabalho forçado, escravo ou com prisão involuntária. Todos os trabalhos serão voluntários e os trabalhadores são livres para deixá-los mediante uma notificação prévia razoável. Não será exigido que os trabalhadores entreguem seus documentos de identificação emitidos pelo governo, passaportes ou permissões de trabalho como condição para emprego na DEVICE.

3.2. Proibição de trabalho infantil
O trabalho infantil não é usado em nenhum estágio da fabricação. O termo “infantil” se refere a qualquer pessoa que tenha menos de 16 anos, ressalvada a possibilidade de contratação de aprendizes, a partir dos 14 anos. Os trabalhadores com idade inferior a 18 anos não realizarão trabalhos noturnos, perigosos ou insalubres, que possam colocar em risco a sua saúde ou a sua segurança.

3.3. Horas de trabalho
Estudos sobre práticas de negócio vinculam claramente a tensão do trabalhador à redução da produtividade, ao aumento da rotatividade e uma maior taxa de acidentes e doenças. As semanas de trabalho não excederão o máximo estabelecido pela legislação local em vigor. Além disso, a DEVICE se compromete, de modo expresso, que a jornada de trabalho não deverá ultrapassar a 54 horas por semana, horas extras incluídas, exceto em situações de emergência ou excepcionais, sempre previstas por lei, como por exemplo, políticas de embarque. Os trabalhadores terão direito a, pelo menos, um dia de descanso por semana de sete dias.

3.4. Salários e benefícios
A remuneração paga aos trabalhadores esta em conformidade com todas as leis sobre salários aplicáveis, inclusive as relativas a salários mínimos, horas extras e benefícios legais obrigatórios. Os trabalhadores são remunerados conforme convenção coletiva da categoria sindical e CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

3.5. Tratamento humano
As políticas e procedimentos da DEVICE são claramente definidos e comunicados aos trabalhadores. Não há tratamento hostil ou desumano, inclusive qualquer assédio sexual, abuso sexual, punição corporal, coerção mental ou física, ou abuso verbal em relação aos trabalhadores: nem existe a ameaça de qualquer um de tais tratamentos.

3.6. Não discriminação
A DEVICE está comprometida com a manutenção de uma força de trabalho livre de qualquer assédio ou discriminação ilegal, não se envolvendo em discriminação baseada em etnia, idade, sexo, orientação sexual, deficiência, gravidez, religião, afiliação política, afiliação sindical ou status matrimonial quando da contratação e nas práticas de emprego tais como promoções, gratificações e acesso a treinamento. Além disso, os trabalhadores ou potenciais trabalhadores não são submetidos a testes médicos que possam ser usados de forma discriminatória.

3.7. Liberdade de associação
A comunicação aberta e o envolvimento direto entre trabalhadores e a gerência são as formas mais eficazes para resolver assuntos do local de trabalho e de remuneração. A DEVICE respeita os direitos dos trabalhadores de se associarem livremente, se afiliarem ou não aos sindicatos, buscarem representação, se juntarem a comissões de trabalhadores, de acordo com as leis locais. Os trabalhadores estão aptos para se comunicarem abertamente com a gerência a respeito de condições de trabalho sem medo de represália, intimidação ou assédio.

4. SAÚDE e SEGURANÇA

A DEVICE reconhece que, além de reduzir os incidentes relacionados a ferimentos no trabalho, um ambiente de trabalho seguro e saudável melhora a qualidade dos serviços, a consistência da execução e a retenção do trabalhador. Também reconhece que as informações trazidas pelos trabalhadores e o treinamento são essenciais para a identificação e solução dos assuntos de saúde e segurança no local de trabalho.
Os sistemas de gerenciamento reconhecidos, tais como OHSAS 18001 e Diretrizes ILO sobre Segurança e Saúde Ocupacional, foram usados como referência quando da preparação do Código e podem ser uma fonte útil de informação adicional.
As normas de saúde e segurança são:

4.1. Saúde ocupacional
A exposição do trabalhador a riscos potenciais à segurança (por exemplo, fontes de energia elétrica, fogo, veículos, riscos de queda e outros) é controlada através de projeto adequado, controles de engenharia e controles administrativos, manutenção preventiva e procedimentos de trabalho seguro (inclusive parada forçada / identificação) e treinamento contínuo sobre segurança. Onde os riscos não possam ser adequadamente controlados por estes meios, os trabalhadores devem receber equipamento de proteção individual (EPI) apropriados e bem conservados. Os trabalhadores não deverão ser punidos por levantarem preocupações com a segurança.

4.2. Prontidão para emergências
As situações e eventos de emergência são identificados e avaliados, e seu impacto minimizado pela implementação de planos de emergência e procedimentos para resposta, inclusive relatório de emergência, notificação ao trabalhador e procedimentos para evacuação, treinamento do trabalhador e exercícios de simulação, equipamentos de detecção e combate a incêndio apropriados, instalações para saída adequadas e planos de recuperação.

4.3. Ferimento e doença ocupacional
Procedimentos e sistemas que estão implantados para prevenir, gerenciar, rastrear e relatar ferimento ou doença ocupacional, inclusive provisões para:
a) estimulação do relato pelo trabalhador;
b) classificação e registro de casos de ferimentos e de doenças;
c) fornecimento de tratamento médico necessário;
d) investigação de casos e implementação de ações corretivas para eliminação de suas causas;
e) facilitação para o retorno dos trabalhadores ao trabalho.

4.4. Higiene industrial
A exposição do trabalhador a agentes químicos, físicos e biológicos é identificada, avaliada e controlada. Controles de engenharia ou administrativos são implantados para controlar as exposições em excesso. Quando os riscos não podem ser adequadamente controlados por tais meios, a saúde do trabalhador será protegida por programas de equipamento de proteção individual (EPI) apropriados.

4.5. Trabalho que exige esforço físico
A exposição do trabalhador aos riscos de tarefas que exijam esforço físico, inclusive manuseio manual de material e levantamento de cargas pesadas ou levantamento repetitivo, tarefas de montagem prolongadas em posição fixa e altamente repetitivas ou vigorosas são identificadas, avaliadas e controladas.

5. MEIO AMBIENTE

A DEVICE reconhece que a responsabilidade ambiental faz parte dos nossos serviços tendo como guia a norma NBR ISO 14000/2004. Os efeitos adversos na comunidade, no meio ambiente e nos recursos naturais quando aplicáveis a nossa atividade são minimizados e a saúde e seguranças são asseguradas.
As normas ambientais são:

5.1. Permissões e relatórios ambientais
Todas as permissões (por exemplo, monitoração de descarte), aprovações e registros ambientais exigidos são obtidos, mantidos e atualizados e suas exigências operacionais e de relatórios são seguidas.

5.2. Prevenção de poluição e redução de recursos
Os resíduos de todos os tipos, inclusive água e energia, são reduzidos ou eliminados na fonte ou através de práticas tais como uso de equipamentos mais econômicos, processos de manutenção e de instalação, substituição, conservação, reciclagem e reuso de materiais.

5.3. Substâncias perigosas
Materiais químicos e outros materiais que representem perigo se liberados no meio ambiente são identificados e gerenciados para assegurar que seu manuseio, transporte, armazenamento, uso, reciclagem ou reuso, e descarte sejam realizados de forma adequada.

5.4. Restrições ao conteúdo do produto
A DEVICE adere a todas as leis, regulamentos e exigências do cliente, com relação à proibição ou restrição de substâncias específicas, inclusive rotulagem para reciclagem e descarte.

6. SISTEMA DE GERENCIAMENTO

A DEVICE adota um sistema de gerenciamento cuja abrangência está relacionada ao conteúdo deste Código. O sistema de gerenciamento a ser projetado para assegurar:
a) conformidade com as leis, regulamentos e exigências dos clientes que estejam relacionados às operações e produtos da DEVICE;
b) conformidade com este Código;
c) identificação e redução dos riscos operacionais relacionados a este Código.
O sistema de gerenciamento contém os seguintes elementos:

6.1. Compromisso da empresa
Declarações da política de responsabilidade socioambiental corporativa que afirma o compromisso com a conformidade e o aperfeiçoamento contínuo, sancionados pela gerência executiva.

6.2. Responsabilidade final pelo gerenciamento e responsabilidade
Identificação clara do(s) representante(s) da Empresa responsável (eis) por garantir a implementação dos sistemas de gerenciamento e programas associados.

6.3. Exigências legais e do cliente
Identificação, monitoração e compreensão das leis, regulamentos e exigências do cliente aplicáveis;

6.4. Avaliação e gestão de riscos
Processo para identificar os riscos ambientais, de saúde e segurança, práticas do trabalho e éticas associadas aos serviços prestados pela DEVICE. Determinação da significância relativa de cada risco e implementação de controles de procedimentos e físicos apropriados para conter os riscos identificados e garantir a conformidade regulatória;

6.5. Treinamento
Programas para treinamento de lideres e trabalhadores para implementar as políticas, procedimentos e objetivos de aperfeiçoamento do participante e para satisfazer as exigências legais e regulatórias aplicáveis.

6.6. Comunicação
Processo para comunicação clara e precisa de informações sobre políticas, práticas, expectativas e desempenho da DEVICE aos trabalhadores, fornecedores e clientes.

6.7. Feedback e participação do trabalhador
Processos contínuos para avaliar a compreensão dos trabalhadores e obter feedback sobre as práticas e condições cobertas por este Código e para promover o aperfeiçoamento contínuo;

6.8. Auditorias e avaliações
Auto avaliações periódicas para garantir a conformidade para com as exigências legais e regulatórias, com o conteúdo do Código e com as exigências contratuais do cliente relacionadas à responsabilidade socioambiental;

6.9. Processo de ação corretiva
Processo para correção no prazo certo das deficiências identificadas por avaliações, inspeções, investigações e análises internas ou externas;

6.10. Documentação e registros
Criação e manutenção de documentos e registros garantindo a conformidade regulatória e a conformidade com as exigências da empresa, além da confidencialidade apropriada para a proteção da privacidade.

7. ATIVIDADES POLÍTICAS

A DEVICE não proibirá atividades político-partidárias por parte de seus integrantes. Por sua vez estas devem ser executadas com caráter estritamente pessoal, não sendo tolerada qualquer atividade deste cume no ambiente de trabalho.
Fica expressamente proibida qualquer veiculação, uso da imagem, uso de uniforme da DEVICE em atividades político-partidárias.

8. PORTA VOZES

Apenas integrantes designados poderão falar em nome da DEVICE para imprensa ou a terceiros. Tal designação deve estar registrada por escrito no RH da empresa.

9. ÉTICA

Para cumprir as responsabilidades sociais e para obter sucesso no mercado, a DEVICE e os seus agentes devem manter os mais altos padrões da ética, inclusive:

9.1. Integridade da empresa
Os mais altos padrões de integridade são esperados em todas as interações da empresa. Toda e qualquer forma de corrupção, extorsão e fraude são estritamente proibidos;

9.2. Nenhuma vantagem inadequada
Subornos ou outros meios de obter vantagem indevida ou inadequada não devem ser oferecidos ou aceitos;

9.3. Divulgação de informações
As informações relacionadas a atividades, estrutura, situação financeira e desempenho da empresa somente serão divulgados de acordo com os regulamentos aplicáveis e com a prevalência das práticas da indústria;

9.4. Propriedade intelectual
Os direitos de propriedade intelectual são respeitados; a transferência de tecnologia e know-how são feitos de maneira a proteger os direitos de propriedade intelectual;

9.5. Negócio justo, publicidade e concorrência
As normas sobre negócio justo, publicidade e concorrência são preservadas. Os meios apropriados para proteger as informações do cliente estão disponíveis.

9.6. Conflito de interesses
Fica caracterizado como conflito de interesse quando um integrante pode influenciar uma decisão da DEVICE que possa resultar em ganho pessoal, direto ou indireto, para si, membros da família ou amigos. A contratação de integrantes com algum grau de parentesco deve ser restrita a competência exigida pelo cargo. Qualquer situação que siga em desacordo com esta norma fica caracterizada como tráfico de influência e deve ser comunicada a um membro ou o líder do Comitê de Ética do DEVICE.

10. COMITÊ DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O comitê objetiva promover o cumprimento deste Código de Conduta em todo o seu conteúdo, busca estabelecer metas para averiguar melhoria contínua no setor de ética e responsabilidade social.

10.1. Composição do Comitê
O Comitê de Ética e Responsabilidade Social é composto de três membros distribuídos conforme abaixo.
• 1 Representante da Qualidade;
• 1 Representante do setor de Recursos Humanos;
• 1 Representante da Diretoria (Líder);

10.2. Canais de Comunicação com o Comitê
Os canais de comunicação com o comitê de ética do DEVICE se dá através do e-mail: ouvidoria@device.com.br ou pelo telefone (51) 3466-2166 tratar com um membro do comitê.

Local e data: São Leopoldo, 10 de maio de 2016.

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