Como desabilitar telemetria no Windows 10
A Microsoft utiliza a telemetria do Windows 10 para coletar dados de uso do sistema e melhorar sua performance e experiência. Este envio de dados para Microsoft e feito através do serviço de companhamento e diagnóstico. Aprenda aqui como desabilitar telemetria no Windows 10.
A telemetria no Windows 10 é nativa, mas a Microsoft lançou atualizações opcionais para o Windows 7 e o Windows 8 que também habilitam este serviço. Os updates KB3075249, KB3080149 e KB3068708 criam o serviço e habilitam o envio de dados de telemetria.
Para aqueles que não querem participar no fornecimento de feedback automático para melhorar o sistema operacional, confira como desabilitar telemetria no windows 10.
Faça o seguinte:
1. Abra os serviços do Windows
2. Localize “Experiências e Telemetria de Usuário Conectado”
3. Pare o serviço “Experiências e Telemetria de Usuário Conectado” e altere o modo de inicialização para desabilitado.
Além disso, a Microsoft fornece um GPO para Windows 10 para desabilitar telemetria no Windows 10. O GPO está localizada em:
Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Coleta de Dados e Compilações de Visualização > Permitir Telemetria
Ainda não existe uma GPO o Windows 7 ou Windows 8. Mas, os administradores experientes podem criar sua própria GPO para a seguinte chave do registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\DiagTrack
Abra a subchave correspondente ao serviço que deseja alterar e modifique o valor de ‘Start’ para “2” (para automático), “3” (para manual) ou “4” (desabilitado).
Além disso, você pode usar o PowerShell para desabilitar a telemetria no Windows 10, parando o serviço de “Experiências e Telemetria de Usuário Conectado” e alterando o tipo de inicialização para desabilitado:
stop-service diagtrack
set-service diagtrack -startuptype disabled